quinta-feira, novembro 30, 2006

ASTRONOMIA


Astrónomos europeus descobriram um feixe modulado de muito alta energia vindo do espaço que varre a Terra com a regularidade de um farol, com uma intensidade 100.000 vezes superior ao mais potente até agora observado.

Trata-se de uma radiação gama emitida por um sistema binário, chamado LS 5039, formado por uma estrela massiva, vinte vezes maior do que o Sol, e por um companheiro muito compacto que poderá ser um buraco negro ou uma estrela de neutrões.

Já se conhece desde os anos 60 a existência de sinais modulados provenientes dos confins do universo, inicialmente atribuídos a tentativas de comunicação da parte de hipotéticos extraterrestres.

Sabe-se que esses sinais são geralmente emitidos por pulsars, estrelas minúsculas que giram muito rapidamente sobre si próprias, ejectando fluxos de partículas electromagnéticos pelos pólos. Como a estrela gira sobre si própria, esse feixe de energia varre o espaço como o feixe de um farol, pelo que pode ser captado na Terra com uma frequência regular.

Segundo Gillaume Dubus, do laboratório de astrofísica do Laboratório de Grenobre (França), entre o milhar de pulsars registados até agora, uma dezena emite na escala dos raios gama, os mais energéticos. Mas nenhum se assemelha, nem de perto nem de longe, às radiações do LS 5039.

A modulação do sinal das pulsars está compreendida entre alguns segundos e alguns milissegundos. Em contraste, a do sinal emitido pelo LS 5039 é de 3,9 dias. A energia libertada é também invulgar e os cientistas estão ainda na fase das hipóteses para explicar a sua origem.

Esta descoberta, relatada no último número da revista Astronomy and Astrophysics, foi possível graças ao Observatório HESS (High Energy Stereoscopic System), composto por quatro telescópios.

Fruto de uma iniciativa franco-alemã, este grande instrumento de observação astronómica instalado na Namíbia conferiu à Europa um nítido avanço em relação aos EUA em matéria de astrofísica de altas energias.

In: Lusa

4 comentários:

Fénix disse...

Sabemos tão pouco sobre o universo.

Cris disse...

Somos mesmo piquininos!!! E ainda temos a ilusão que somos a raça dominante!!! pftttt

Bjos e bom Wk

Cris

Farinho disse...

Somos um ponto insignificante na vastidão do universo.

Beijocas.

Anónimo disse...

Então trabalhou muito?
Nem no feriado lhe dou descanso.
Õ seun dia foi bom?
O meu foi optimo, passei o dia todo fora de casa, de manhã estive com a tia, o João David recebeu o cinto amarelo, estava muito contente, mas na apresentação não se portou lá muito bem, mas enfim entendem-no e lá lhe mudaram o escalão.

Se não nos vermos um bom fim de semana de todos nós.

Beijocas