domingo, novembro 26, 2006

O valor de n

A primeira referência ao valor de n (pi) aparece na Bíblia, no Primeiro Livro dos Reis, 7, versículo 23: “Fez mais o mar de fundição, de dez côvados, de uma borda até à outra borda, redondo ao redor, e de cinco côvados ao alto; e um cordão de trinta côvados o cingia, em redor.” Aqui, o valor de p é 3, bastante inexacto, portanto.

Desde sempre, este número mágico despertou a atenção dos estudiosos. Os historiadores calculam que, desde 2000 a.C., os homens têm consciência de que a razão entre a circunferência e o seu diâmetro é igual para todos os círculos. Deram conta que, se duplicarem a distância através de um círculo, então também a distância em volta dele é igual ao dobro. Em notação algébrica, diremos que
n é = à Circumference sobre Diameter

em que o valor de n é constante. Note-se que o nome “pi”, usando a letra grega, só foi introduzido em 1706 por William Jones (1675-1749).

O valor exacto de p desde cedo despertou o interesse dos matemáticos. Arquimedes de Siracusa (287-212 a.C.) chegou ao valor de 22/7 ou seja 3,142857…

Só no sec. XVIII é que se provou que p é um número irracional, isto é que não pode ser expresso como uma fracção, própria ou imprópria. Em termos práticos, isso significa que o número de casas decimais que p pode ter é infinito.

No sec. XIX, demonstrou-se que p é um número transcendental, isto é, não pode ser expresso por uma equação algébrica com coeficientes racionais.

Como corolário, deve dizer-se que é impossível fazer a “quadratura do círculo”, isto é, desenhar um quadrado com o mesmo perímetro de determinado círculo.

Podem apreciar-se na tabela a seguir os progressos feitos no cálculo do valor de n. Só no sec. XX., nos anos 50, é que se começaram a utilizar computadores para o cálculo das casas decimais de n.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá tio, só passei para deixar um beijão do tamanho do mundo.

Tenho saudades suas.

Beijocas.

Carol Voigt disse...

sin perder la ternura =]

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Não a Bíblia NÃO ESTÁ ERRADA QUANTO A PI, definitivamente! Esse equivoco surgiu pelo simples fato de considerarem 10 como sendo o diametro de 30 e tambem por não analisar o formato do objeto que tinha uma borda como "flor de lírio", ou seja, o diâmetro da borda(que possuia 10) é logicamente MAIOR que o corpo do objeto(que tinha circunferencia de 30). Um desenho deve ser suficiente pra qualquer um entender:
http://img683.imageshack.us/img683/4788/img005m.jpg
Uma visão 3D:
http://img259.imageshack.us/img259/8388/mfpesp.jpg
e em wireframe:
http://img269.imageshack.us/img269/4928/mfwire.jpg