segunda-feira, novembro 13, 2006

pacto


A ARCA DE NOÉ
(História do dilúvio segundo a Bíblia - Antigo Testamento, Génesis)

“Deus sentiu-se desgostoso por ver a maldade dos homens e resolveu inundar a Terra e destruir os seres vivos que tinha criado.Mas reconhecendo que Noé era um homem bom e justo, chamou-o e ordenou-lhe que construísse uma grande arca de madeiras resinosas com três andares interiores, onde coubessem ele, a mulher, os filhos, as noras e ainda machos e fêmeas de todas as espécies de animais terrestres e de aves, bem como alimentos para todos. Explicou que tencionava fazer chover durante quarenta dias e quarenta noites para varrer a maldade da face da Terra. Só os viajantes da arca se salvariam.

Noé cumpriu à risca as instruções recebidas. (…)

Quando parou de chover a inundação manteve-se mais de cem dias!Mas depois, a pouco e pouco, o nível das águas começou a baixar e a arca pousou no Monte Ararat. Noé foi espreitar à janela. Receando, no entanto, que ainda não fosse possível saírem em segurança, soltou um corvo. Ora como o corvo nunca mais apareceu, deixou então partir uma pomba. A pomba, não encontrando onde pousar, regressou à arca. Sete dias depois Noé enviou-a de novo em busca de notícias e, desta vez, teve a alegria de a ver regressar com uma folha de oliveira no bico! Concluiu que Deus fizera as pazes com os homens. De facto, não tardou a ouvir:- Sai da arca com a tua família e com todos os animais. Crescei, multiplicai-vos e enchei a Terra...

Deus garantiu-lhe que não haveria mais dilúvios e, para assinalar essa aliança, fez surgir um arco de luz entre o céu e a terra. Prometeu também que sempre que cobrisse o céu de nuvens, lá estaria o Arco-Íris a lembrar a aliança.”

(in ‘Na Crista da Onda’, "Os Oceanos - Sonhos, Mitos e Realidades", revista bimestral da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Janeiro de 1998)

4 comentários:

Cris disse...

E nem assim os homens aprenderam!!!!


Cris

Farinho disse...

É uma das passagens biblicas que mais gosto.
Deus criou uma alinça com o homem, pena que eles não queiram saber, e cometam crime odiondos contra a humnidade.

Beijocas.

Luana disse...

Estamos a precisar de algo semelhante para que o homem aprenda a olhar para o seu interior e, depois, para o que o rodeia.

Bjos

Anónimo disse...

Que foto linda!