segunda-feira, novembro 20, 2006

Alterações climáticas

Fogos podem causar arrefecimento

«Esse efeito de arrefecimento cancela o impacto dos gases com efeito de estufa, pelo que o efeito líquido do fogo é quase neutro quando analisado globalmente, e pode mesmo baixar a temperatura nas regiões mais a norte», afirma Randerson, principal autor do estudo.

A investigação incidiu num incêndio ocorrido em 1999 em Donnelly Flats, no Alasca, que consumiu 6.700 hectares de floresta.

Mediram-se as radiações incidentes e reflectidas, o dióxido de carbono absorvido ou emitido pelas plantas, a velocidade do vento e outras condições, e realizaram-se medições semelhantes em zonas próximas que arderam em 1987 e 1920.

Os peritos constataram que o fogo libertou de facto muito dióxido de carbono e aumentou os níveis de ozono, e que caíram cinzas em áreas geladas, aumentando a absorção da luz.

Mas na Primavera seguinte, os terrenos estavam mais iluminados devido à menor sombra das árvores, o que causava uma maior exposição da neve e reflectia mais luz para o espaço.

«O efeito reflexivo a longo prazo é maior do que o efeito do carbono», sublinhou Michelle Mack, da Universidade da Florida, co-autora do estudo. Na sua perspectiva, as estratégias de gestão florestal deveriam ser reconsideradas.

Muitos ecologistas defendem a redução do aquecimento global através do combate aos incêndios e do aumento das áreas florestadas para absorver, ou reter dióxido de carbono.

«Se queremos gerir um ecossistema de modo a ter um efeito sobre o clima através da retenção de carbono, é preciso considerar todos os outros factores influenciadores do clima que estaremos a alterar ao mesmo tempo», comentou Ted Schurr, da Universidade da Florida, outro co-autor da investigação.

Diário Digital / Lusa

3 comentários:

Cris disse...

Coisa que me arrepia, pois subtilmente vamos nos apercebendo que o clima muda. Há um filme,um pouco sensacionalista, chamado " O dia depois de amanhã" ou coisa assim, que demonstra, "à americana" um cenário bastante real sobre os efeitos do aquecimento global.

e para variar, nada fazemos para mudar!! e é preciso mesmo que alguma coisa mude!

Farinho disse...

Olá tudo bem ?

Só passei para desejar uma boa semana.

Beijocas grandes.

nmc disse...

é preocupante...