terça-feira, junho 20, 2006

"é preciso que alguma coisa mude..."

Image: Paul Dzik

O texto que a seguir publico foi-me remetido por E-mail por um amigo, faz lembrar daqueles E-mail que trazem um aviso para que o mesmo seja enviado para mais dez pessoas senão ficamos sujeitos a que nos aconteça o diabo. – Apenas me faz lembrar, dizia eu, porque apesar deste texto não trazer o tal aviso, quando chegou a mim já tinha passado por cento e setenta e três pessoas o que não deixa de ser significativo. O texto é pobre do ponto de vista literário, no entanto há algo nele que move as pessoas à sua divulgação.

A mim apenas a vontade de gritar…

“Pois claro!

Vamos apoiar a Selecção dos cromos da bola! Vamos apoiar a Galp que nos vende a gasolina como se tivesse comprado o petróleo a 80 dollars quando o comprou a 45! Vamos apoiar a Galp que precisa de pagar aos seus 17 administradores ordenados de 20.000EUR/mês fora o presidente que ganha 75.000/mês! Vamos apoiar os "heróis" que ganham mais quando dão um pontapé na bola do que qualquer um de nós a trabalhar no duro um ano inteiro! Como nenhum dos dez estádios que foram construídos para o outro campeonato da bola servia para os treinos dos rapazes, vamos apoiar a inauguração, hoje mesmo, de mais um, o do Lusitano de Évora, construído de propósito para Suas Excelências treinarem durante quinze dias!!!!!!!!!!!!

Vamos apoiar a negociata dos terrenos do antigo campo Estrela que vai ser urbanizado apesar de no PDM ser zona desportiva! Como precisam de descansar vamos apoiar o facto de estarem instalados em quartos individuais no hotel Convento do Espinheiro (5estrelas-luxo) a 50contos/dia cada um!

Como podemos apoiar?

É simples!

Inscrevemo-nos no cordão humano; recebemos mail promocionais da Galp Todas as semanas; pagamos os combustíveis mais caros da Europa e depois a Galp dá-nos uns pontos que trocamos por prémios da treta, mais caros que na Loja dos Chineses! E vamos ficar todos felizes! Durante dois ou três meses só se vai falar Na Selecção do Scolari, enquanto a Selecção do Sócrates vai inventando Maneiras de nos fazer pagar tudo isto e mais o que falta pagar do Euro2004. E depois das férias, lá para Setembro, antes que alguém repare que a gasolina já está a mais de 2EUR e o gasóleo a 1,5EUR, começa logo outro campeonato da bola para nos dar motivo de conversa e alimentar o Orgulho Nacional!!! E já agora, por favor, não se esqueçam de começar desde já a engalanar Todo o País com a Bandeira dos Pagodes (antigas Quinas) que os operários chineses, coitados, também merecem ganhar a vidinha.........

VIVA A SELECÇÃO!!!!!!!!!”

1 comentário:

Marlon Francisco disse...

Enfim... pouco mais há a dizer, certo? A veracidade dos factos encontra-se à vista desarmada e qualquer uma mente medíocre capaz de equacionar um problema numérico simples compreende que o ser comum deste país, o verdadeiro zé povinho, se mata a trabalhar uma vida inteira, descontando imenso, para podermos pagar estádios dos quais não usufruímos um mínimo que seja!

Saúde? Educação? Segurança Social? Segurança propriamente dita? Bah... que interessa isso! Afinal de contas, o futebol entretém muito mais! Para quê nos preocuparmos que a gasolina está a disparar para preços astronómicos e insuportáveis? Que nos interessa que sejamos um dos países com uma das maiores taxas de analfabetização da Europa? Que nos interessa que a inflação dispare exponencialmente? Que nos interesse que os salários, esses sim, se mantenham pouco ou nada alterados ao longo dos tempos?

A culpa talvez não será do Governo que gasta dinheiro mal gasto! A culpa é talvez desta população mal instruída que se preocupa muito mais em que lugar é que o Sporting está do que propriamente para onde é que é dirigido o dinheiro que desconta! Talvez esta mesma população que dedica (segundo um estudo recente) três vezes mais tempo a ver telenovelas do que debates e concursos televisivos juntos; esta população que transformou o culto da televisão e entretenimento fácil uma atracção muito mais empreendedora espiritualmente do que ter uma simples conversa com os seus próprios filhos; talvez esta população precisa-se de se interrogar mais a si próprios do destino do seu dinheiro, do destino dos seus votos e do destino dos seus discursos!

Porque a culpa desta país, a meu ver, não é somente do governo, da corrupção, do facilitismo, da falta de dinheiro nos cofres do Estado, da inflação, da dependência de produtos e matérias-primas que não possuímos! A principal culpa do estado caótico deste país é da matéria-prima que possuímos em maior quantidade e da sua mentalidade: o povo!

Um bem haja ;) (depois sou capaz de utilizar este comentário como um post no meu blog, com algumas alterações, claro está!)