segunda-feira, abril 17, 2006

Wilhelm Reich

Escuta, Zé Ninguém

O Tema de hoje refere-se ao título de um livro que li pela primeira vez há mais de vinte anos. Ainda hoje o desfolho e acabo invariavelmente por me fixar numa ou outras páginas, matando assim saudades de tão interessante literatura. Acho mesmo, na minha humilde opinião, que deveria ser lido por todo o ser humano, pela sua permanente actualidade, apesar de ter sido escrito no verão de 1946.
Aqui vai, então, quem foi o autor:
Wilhelm Reich, cientista e médico, nasceu em 1897 na Galícia que naquela altura pertencia ao Império Austro-Húngaro.
Escreveu o livro Escuta, Zé Ninguém para os arquivos do Instituto Orgone, que fundou, pois não havia o propósito de o publicar. A sua publicação ocorreu, no momento em que se questionava o encerramento do Instituto e até a sua destruição.
De pensamento inconformista, revolucionário e independente, W. Reich colocou-se na situação de pessoa não grata à esquerda e também foi abominado pela direita. Foi expulso do Partido Comunista, perseguido pelos nazis e até pelos democratas norte-americanos. Foi excluído do grupo de psicanalistas e acusado de charlatanismo.
Os problemas que teve com os poderes instituídos foram inúmeros. Confrontou e criticou, com o seu pensamento e a sua irreverência as instituições totalitárias e repressivas da época.
Escreveu diversos livros como: O Carácter Impulsivo; A Função do Orgasmo; Maturidade Sexual, Continência, Moral Conjugal; O Aparecimento da Moral Sexual; A Luta Sexual da Juventude; Psicologia de Massa do Fascismo; Análise do Carácter, entre outros.
Fez os seus últimos trabalhos de investigação e escreveu os seus últimos livros na sua pequena propriedade do Maine.
Foi julgado e condenado a dois anos de prisão, em Maio de 1956, nos Estados Unidos da América.
O apelo interposto à sentença foi recusado, Wilhelm Reich é preso em Março de 1957. Em Pensilvânia, na penitenciária de Ludwigburg, morre, em Novembro desse mesmo ano, de um ataque cardíaco.

Sem comentários: