sábado, abril 22, 2006

Dogmas


TÍTULO E SUBTÍTULOS DO CARDEAL

O alemão Joseph Ratzinger foi eleito supremo líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana a 19 de Abril de 2005. Os católicos romanos em todo o mundo festejaram recentemente o primeiro aniversário do seu exercício de poder teocrático.

Ao ter sido escolhido pela assembleia de cardeais para liderar os destinos políticos e espirituais da igreja passou a ser denominado PAPA em cujo título se congregam os seguintes subtítulos:

- Sumo Pontífice; Bispo e Patriarca de Roma; Vigário de Cristo; Primaz de Itália; Arcebispo da província Romana; Soberano do Estado do Vaticano; Sucessor do Príncipe dos Apóstolos, entre outros.

Renunciou ao título de Patriarca do Ocidente.

Adoptou o nome BENTO XVI.

No seu primeiro ano de exercício de autoridade eclesiástica não deu aos católicos qualquer sinal de abertura ao casamento civil entre homossexuais, ao uso de contraceptivos artificiais ou a uma maior participação da mulher na hierárquica da igreja.

As vozes críticas de há um ano que o rotulavam de ser um teólogo tradicionalista ferrenho e de ser um religioso incapaz de se mostrar disponível para encarar os problemas que a comunidade católica enfrentava, que aliás desde sempre enfrenta, relativamente á sexualidade, têm agora razão para dizer que não estavam enganados ao lhe terem atribuído mais um subtítulo ou título, como se quiser, o de “CONSERVADOR”.

Sem comentários: