quinta-feira, abril 27, 2006

Nações


Чорнобиль

Chernobyl significa artemísia, uma planta medicinal que entre nós, portugueses, é conhecida por erva de São João. - Não é, contudo, desta planta que agora vou escrever, mas do seu nome. - Relaciono-o com o discurso político recente para a eventualidade de vir a ser instalada em Portugal uma central nuclear para produção de energia em substituição do petróleo.
Chernobyl, cidade Ucraniana, perto da fronteira com a Bielo-Rússia, foi há vinte anos palco do maior acidente nuclear da história da humanidade. Prevê-se que a tragédia venha a provocar a morte a 200.000 pessoas em todo o mundo, segundo estudos científicos sobre o assunto.
É conhecido o risco que se corre com a opção por este tipo de produção energética. No passado verão em Espanha, por exemplo, a ala de uma das suas centrais teve de ficar completamente imobilizada devido ao aquecimento que água destinada ao arrefecimento dos reactores sofreu devido á temperatura do ambiente e que poderia provocar sobreaquecimento e posterior explosão.
São, também, conhecidos os elevados custos directos de produção que esta actividade acarreta para além de outros indirectos, como são, por exemplo, os inerentes á manutenção de um sofisticado sistema de segurança para prevenção de eventuais ataques terroristas. - Feitas as contas, há especialistas que chegam á conclusão que o preço final do produto não beneficia em nada o consumidor… antes pelo contrário.
O elevado número países com acidentes nucleares é conhecido; - Brasil, EUA, México, Japão, China, Marrocos, Inglaterra, Alemanha, Itália, entre outros.
No âmbito da saúde das populações pode-se contar com a sua degradação. - Degradação provocada pela consequente criação de zonas ambientais de poluição radioactiva
Temo que em Portugal não haja bom senso sobre esta matéria e não se reflicta profundamente sobre todos os potenciais riscos conhecidos avançando-se assim para a criação desta preocupante solução de energia em vez de se investir forte e seriamente nas alternativas ecológicas.
Estou a ficar preocupado… muito preocupado! - Por tudo isto quero dizer já e agora:

ENERGIA NUCLEAR EM PORTUGAL???
NÃO, NÃO E NÃO!!!

1 comentário:

joão disse...

No livro de Isaías encontramos palavras que se referem ao tempo em que o O filho unigénito do Altíssimo será Rei sobre Israel são as seguintes:
...Ele exercerá o seu juízo sobre as gentes, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões, e as suas lanças em foices: não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear.