terça-feira, abril 18, 2006

Negro, Mercado

Ai a crise do petróleo


O petróleo não para de subir.

… É da tensão entre os EUA e o IRÃO, dizem!

O que é certo é que á pala do aumento de preço do ouro negro a taxa de inflação, em Portugal, aumentou 3% em relação à taxa homóloga de 2005.

É tudo a aumentar…
Ele é os transportes, a alimentação e as bebidas. Ele é a agua e a electricidade.
Ele é os juros e os impostos.
Espera...
Os impostos e os juros nada têm a ver com o petróleo. – Ou será que têm?!
Bem, os salários…
Os salários não devem ter nada a ver com o assunto, com certeza absoluta. - Estarei a fazer confusão?!


Bem, quando aumentam os preços, escudam-se na subida do preço do petróleo…
Mas quando o valor do barril baixa, não consigo ver nada a baixar a não ser o meu famoso “poder” de compra.

A organização económico-financeira do mercado português no que diz respeito ao petróleo deve ser um espanto! As gasolineiras actualizam imediatamente os preços de venda ao público na proporção do aumento que é anunciado internacionalmente pela bolsa, mas não o reduzem exactamente na mesma proporção quando essa mesma bolsa anuncia o contrário. O que é um facto é que á pala destas competentíssimas decisões de gestão, em on-line, digo eu, tiveram um aumento nos seus lucros de 300% em 2005.

… E eu, Zé Ninguém, a vê-los passar. A vê-los passar e a sentir os efeitos dessa politica de mercado, chamo-lhe eu, no meu exacto bolsinho.

O que eu gostava mesmo, é que houvesse alguém que me conseguisse explicar estas operações contabilísticas que se traduzem sempre a meu débito,
“como se eu tivesse quatro anos”, se faz favor.

Sem comentários: