terça-feira, dezembro 12, 2006

Rui Veloso


“É unânime. Quando se fala em Rui Veloso, os amigos são pouco originais a rotulá-lo: “É um gajo porreiro!” Este e outros elogios – e não só palavras doces – estão agora compilados na biografia ‘Os Vês Pelos Bês’, assinada por Ana Mesquita.

A obra, editada pela Prime Books (17,70 euros), é vasta em relatos de amigos e familiares, confissões do próprio, recortes de Imprensa, histórias divertidas e traquinices de adolescente, como as espreitadelas ao casal que fazia amor no vão das escadas do prédio de uma amiga Com os amigos, Rui assistia às sessões de sexo para as quais se vestiam a rigor (roupas pretas, para não serem descobertos no escuro), cobrando, entre todos, alguns tostões por postos privilegiados de observação. E ainda espetavam palitos entre as frestas das persianas das vizinhas mais giras lá do bairro para as espiarem na intimidade.

…/…

‘Os Vês pelos Bês’ tem ainda redacções dos tempos de escola e desabafos escritos ao sabor da ‘passa’ (erva fumada entre amigos nos anos 80), escritos na primeira pessoa, e páginas repletas de outras tantas confissões. Estão lá os tempos do Colégio João de Deus e do óleo de fígado de bacalhau; a primeira paixão por uma bailarina; os amores platónicos da adolescência; os namoros e os dois casamentos. E o fanatismo pelo Benfica, as ‘gaffes’ fascistas, o ajuste de contas com o crítico Alexandre Mello...

"O RUI PÔS-NOS A TODOS A CANTAR AS MÚSICAS DE COR" (Ana Mesquita, jornalista e autora de ‘Os Vês Pelos Bês’)

Ana Mesquita – Intensamente, durante seis meses, dos quais quatro sem fazer mais nada. O trabalho foi também acompanhado pelo Manuel Moura dos Santos, empresário do biografado, já que o Rui fez questão de não ler o livro. Os homens são todos diferentes e o Rui é muito diferente.”

In: Correio da Manhã - Sofia Canelas de Castro

2 comentários:

Cris disse...

A musica de RV está presente em alguns dos momentos mais bonitos, e alguns tristes, da minha vida.

é ponto de referência

Um beijinho

Cris

Femané disse...

cris>
Curiosa coincidência….
Um beijinho para si.