A informação foi avançada ontem à agência espanhola Efe pelo porta-voz do observatório nacional de astronomia do Japão e membro do «Comité da IAU para a definição de um Planeta», Junachi Watanabe.
«O Sistema solar terá oito planetas e pelo menos dois planetas anões», assegurou Junachi Watanabe, embora sem adiantar qual será a definição de planeta, a ser votada hoje pela Assembleia-geral da IAU, que decorre em Praga até sexta-feira.
Junachi Watanabe explicou que a IAU, o árbitro da nomenclatura espacial desde a sua fundação em 1919, afastou a proposta mais discutida até agora, a de adoptar uma definição que mantivesse Plutão como planeta.
Este projecto obrigaria a aumentar o sistema solar para 12 planetas, uma vez que teriam que ser acrescentados pelo menos mais três: Ceres, Caronte e o corpo UB-313, ainda sem nome oficial, embora designado Xena pelo seu descobridor, Mike Brown.
Assim, de acordo com a nova proposta, Ceres continuará a ser um asteróide, Caronte um satélite de Plutão, enquanto que Xena passará também a «planeta anão».
in Lusa
1 comentário:
Oi Femané!!!
De tanto a Musa falar de seu blog, passei pra dar uma olhadela e fazer uma visita.
Gostei muito! Muito mesmo!
Bem amplo!
Beijokas mil e até loguinho.
Enviar um comentário