sábado, agosto 12, 2006

Sim, é preciso que alguma coisa mude


“O aquecimento do planeta está a ocorrer mais cedo do que o esperado.

O ponto de não-retorno no aquecimento do planeta, com períodos de seca graves, más colheitas, falta de água, desaparecimento das florestas, dificuldades na Agricultura, subida do nível do mar e aumento das doenças, poderá ser atingido mais cedo do que os 10 anos até agora previstos, revela um estudo publicado em Londres este ano.

O relatório, intitulado «Enfrentar o desafio do clima» e elaborado pelo Instituto de Pesquisa sobre Políticas Públicas, de Londres, pelo Centro para o Progresso Norte-Americano, de Washington, e pelo Instituto Austrália, de Sydney, é dirigido aos dirigentes do mundo inteiro e a sua publicação, no diário Independent, coincidiu com o início da presidência da Grã-Bretanha do G-8 (Grupo dos Países mais Industrializados do Mundo).

De acordo com o estudo, antes da revolução industrial, o ponto de não-retorno foi fixado em 02 graus centígrados acima da temperatura média do planeta em 1750. Segundo o Independent, desde então a temperatura média do planeta subiu já 0,8 graus, o que significa dizer que se está perante uma «bomba ecológica ao retardador».

O documento pede aos líderes do G-8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Itália, Japão e Rússia) que cheguem a acordo para que no prazo de 10 anos um quarto da electricidade produzida seja proveniente de fontes energéticas renováveis.”

(in TSF)

Sem comentários: