Góis é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com cerca de 2 300 habitantes.
É sede de um município com 263,72 km² de área e 5 382 habitantes, subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arganil, a leste por Pampilhosa da Serra, a sudoeste por Pedrógão Grande e por Castanheira de Pêra, a oeste pela Lousã e a noroeste por Vila Nova de Poiares
Quando o rei D. Fernando conquistou Coimbra no ano de 1064 (segundo uns e 1058 segundo outros) deu aos seus barões e vassalos fieis vilas para povoar e edificar com direitos hereditários.
Parece que aqui deve ter nascido a doação do concelho de Góis, possivelmente a um godo que daria o nome à própria terra.Em 1143 no 1º dia de Agosto D. Teresa e D. Afonso fazem a doação da vila de Góis e lugares a ela pertencentes a Arnaldo Vestariz e a sua mulher Ermisenda (Torre do Tombo «Manuscrito da Livraria» n.º439) (1).
A ponte, sobre o rio Ceira, é formada por três arcos semicirculares. O arco central ostenta um escudo nacional ladeado por cruzes de Cristo encimando esferas armilares. A construção desta ponte data do século XVI. Terá sido mandada construir pelo rei D. Manuel.
Sem comentários:
Enviar um comentário