sábado, dezembro 30, 2006

“Olho por olho e dente por dente”

(Curdos assasinados pelo regime de Saddam Hussein)

“Morte e vida estão no poder da língua,
e quem a ama comerá os seus frutos.”
Prov. 18:21

Afinal a lei do profeta, bíblico, Moisés (lei mosaica) ainda se mantém viva nos nossos dias!

Que horror!!!

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Ano Novo


que 2007 traga a todos
esperança
e
concretizações

sábado, dezembro 23, 2006

noite de natal

Image: Eneko

a todos

um feliz natal


sexta-feira, dezembro 22, 2006

Orgasmo global

Image: janet layher

A data não foi escolhida ao acaso, porque «este é o primeiro Orgasmo Sincronizado Anual Global para a Paz, até ao solstício de Dezembro de 2012, altura em que o calendário Maia termina, e há um novo recomeço». A explicação é dada numa «declaração de missão» publicada no site da Global Orgasm.


«O objectivo [da iniciativa] é que os participantes concentrem todos os seus pensamentos na paz durante e depois do orgasmo», acrescenta a nota, com um esclarecimento: «A combinação de alta energia orgásmica combinada com uma vontade intensa pode ter um efeito maior do que a meditação e as orações em massa».

http://www.globalorgasm.org/


quarta-feira, dezembro 20, 2006

terça-feira, dezembro 19, 2006

A minha cara, metade

Image: © Oren Obstblum
Acordo, despida de mim…
Por “julgar” que tudo não passa
Dum sonho de ti


Bela Sidónio

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Fernando Pessoa

Excerto de uma carta de Fernando Pessoa dirigida a Adolfo Casais Monteiro, sobre a origem dos seus heterónimos. Publicada na revista «Presença», n.º 49, Junho, 1937.

Álvaro de Campos nasceu em Tavira, no dia 15 de Outubro de 1890 (às 1,30 da tarde, diz-me o Ferreira Gomes; e é verdade, pois, feito o horóscopo para essa hora, está certo). Este, como sabe, é engenheiro naval (por Glasgow), mas agora está aqui em Lisboa em inactividade. Caeiro era de estatura média, e, embora realmente frágil (morreu tuberculoso), não parecia frágil como era. Ricardo Reis é um pouco, mas muito pouco, mais baixo, mais forte, mas seco. Álvaro de Campos é alto (1,75 m. de altura, mais 2 cm. do que eu), magro e um pouco tendente a curvar-se. Cara rapada, todos – o Caeiro louro sem cor, olhos azuis; Reis de um vago moreno mate; Campos entre branco e moreno, tipo vagamente de judeu português, cabelo liso e normalmente apartado ao lado, monóculo.

Caeiro, como disse, não teve mais educação que quase nenhuma – só instrução primária; morreram-lhe cedo o pai e a mãe, e deixou-se ficar em casa, vivendo de uns pequenos rendimentos. Vivia com uma tia velha, tia-avó. Ricardo Reis, educado num colégio de Jesuítas, é, como disse, médico; vive no Brasil desde 1919, pois se expatriou espontaneamente por ser monárquico. É um latinista por educação alheia, e um semi-helenista por educação própria. Álvaro de Campos teve uma educação vulgar de liceu; depois foi mandado para a Escócia estudar engenharia, primeiro mecânica e depois naval. Numas férias fez a viagem ao Oriente de onde resultou o «Opiário». Ensinou-lhe latim um tio beirão que era padre.

Como escrevo em nome desses três?...

Caeiro por pura e inesperada inspiração, sem saber ou sequer calcular que iria escrever. Ricardo Reis, depois de uma deliberação abstracta, que subitamente se concretiza numa ode. Campos, quando sinto um súbito impulso para escrever e não sei o quê. (O meu semi-heterónimo Bernardo Soares, que aliás em muitas coisas se parece com Álvaro de Campos, aparece sempre que estou cansado ou sonolento, de sorte que tenha um pouco suspensas as qualidades de raciocínio e de inibição; aquela prosa é um constante devaneio. É um semi-heterónimo porque, não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afectividade. A prosa, salvo o que o raciocínio dá de «ténue» à minha, é igual a esta, e o português perfeitamente igual; ao passo que Caeiro escrevia mal o português, Campos razoalvelmente mas com lapsos como dizer «eu próprio» em vez de «eu mesmo», etc., Reis melhor do que eu, mas com um purismo que considero exagerado. O difícil para mim é escrever a prosa de Reis – ainda inédita – ou de Campos. A simulação é mais fácil, até porque é mais espontânea, em verso).”

domingo, dezembro 17, 2006

Lopes-Graça


Fernando Lopes-Graça nasceu em Tomar no dia 17 de Dezembro de 1906 e morreu na Parede, arredores de Lisboa, em Novembro de 1994.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Maria José Morgado


A actual procuradora-geral adjunta foi nomeada para dirigir e coordenar todos os processos relativos ao caso Apito Dourado. Segundo a Procuradoria-Geral da República, o objectivo é «uma coordenação eficaz» para a «descoberta da verdade material»

Um forte aplauso, Senhor Procurador-Geral da Republica!

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Circuncisão reduz os riscos de contrair SIDA

Image: Cord Boschen
Um estudo conduzido em Kusumu (Quénia) em 2.784 homens seronegativos mostra que o risco de contrair o vírus se reduziu em 53 por cento nos homens circuncidados.

Estes estudos foram financiados pelo Instituto Nacional das Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), que faz parte do Instituto Nacional de Saúde (NIH) e pelos Institutos de Investigação em Saúde do Canadá (IRSC).

«Estes resultados são de um grande interesse para as políticas de saúde pública e para as que põem em marcha programas generosos de prevenção contra a sida», congratula-se o director do NIH, Elias Zerhouni, num comunicado.

Todavia, o director do NIAID adverte contra a ideia de que a circuncisão constitua uma protecção total contra o vírus.

«É muito claro que isto não é um substituto (de uma protecção) mas apenas mais uma. Por isso, esperamos que as mensagens de prevenção insistam em que isso não é o equivalente a uma protecção total», advertiu Fauci.

In: Diário Digital / Lusa

quarta-feira, dezembro 13, 2006

A festa do 250o aniversário de Mozart

Image: Xavier Carey

Fundação Internacional Mozart disponibilizou gratuitamente na Internet a obra completa do compositor. No site http://dme.mozarteum.at estão todas as partituras de mais de 600 obras do compositor.

O site permite aos visitantes localizar sinfonias, árias ou até linhas específicas de música em cerca de 24 mil páginas de partituras.

«Tivemos 45 mil acessos nas primeiras duas horas. Não esperávamos tanto», disse o director do programa, Ulrich Leisinger, à agência Reuters.

Um utilizador que escrever «Pamina», da ópera «A Flauta Mágica», encontrará a partitura das cinco árias que ela canta, assim como textos de crítica discutindo os trechos.

A versão disponibilizada na Internet é uma cópia digitalizada de «Mozart Nova Edição», publicada pela editora Barenreiter, de Kassel, na Alemanha.

A obra é considerada o «padrão ouro» das edições de Mozart, e Leisinger disse que a Barenreiter recebeu 400 mil dólares pelos direitos de publicação digital.

O projecto foi financiado pelo Instituto de Humanidades Packard, de Los Altos, na Califórnia.

In: Diário Digital


terça-feira, dezembro 12, 2006

Rui Veloso


“É unânime. Quando se fala em Rui Veloso, os amigos são pouco originais a rotulá-lo: “É um gajo porreiro!” Este e outros elogios – e não só palavras doces – estão agora compilados na biografia ‘Os Vês Pelos Bês’, assinada por Ana Mesquita.

A obra, editada pela Prime Books (17,70 euros), é vasta em relatos de amigos e familiares, confissões do próprio, recortes de Imprensa, histórias divertidas e traquinices de adolescente, como as espreitadelas ao casal que fazia amor no vão das escadas do prédio de uma amiga Com os amigos, Rui assistia às sessões de sexo para as quais se vestiam a rigor (roupas pretas, para não serem descobertos no escuro), cobrando, entre todos, alguns tostões por postos privilegiados de observação. E ainda espetavam palitos entre as frestas das persianas das vizinhas mais giras lá do bairro para as espiarem na intimidade.

…/…

‘Os Vês pelos Bês’ tem ainda redacções dos tempos de escola e desabafos escritos ao sabor da ‘passa’ (erva fumada entre amigos nos anos 80), escritos na primeira pessoa, e páginas repletas de outras tantas confissões. Estão lá os tempos do Colégio João de Deus e do óleo de fígado de bacalhau; a primeira paixão por uma bailarina; os amores platónicos da adolescência; os namoros e os dois casamentos. E o fanatismo pelo Benfica, as ‘gaffes’ fascistas, o ajuste de contas com o crítico Alexandre Mello...

"O RUI PÔS-NOS A TODOS A CANTAR AS MÚSICAS DE COR" (Ana Mesquita, jornalista e autora de ‘Os Vês Pelos Bês’)

Ana Mesquita – Intensamente, durante seis meses, dos quais quatro sem fazer mais nada. O trabalho foi também acompanhado pelo Manuel Moura dos Santos, empresário do biografado, já que o Rui fez questão de não ler o livro. Os homens são todos diferentes e o Rui é muito diferente.”

In: Correio da Manhã - Sofia Canelas de Castro

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Referencias Femininas

Image: Amelia Muge

“As portuguesas Amélia Muge e Dulce Pontes, a galega Uxía e a guineense Eneida Marta integram o grupo de cantoras que actua na próxima sexta-feira em Pontevedra, na Galiza. Subordinado ao tema ‘Mulheres na Lusofonia’, o espectáculo insere-se no IV Festival Cantos da Maré.


De acordo com a organização, todas as cantoras “estão longe do patriarcal discurso musical e reivindicam o reconhecimento do peso da tradição cultural feminina nestes territórios”.O espectáculo é ponto alto do Festival que se inicia hoje com a inauguração das exposições fotográficas ‘Rostros na maré’ e ‘Cabo Verde, paraíso atlântico?’. No âmbito desta última é projectado hoje, às 20h00, na Biblioteca Pública local, o documentário ‘Cabo Verde sabí’, de Manuel Masseda.”

In Correio da Manhã 11.12.2006


domingo, dezembro 10, 2006

coisa sonhada

Image: Boris Valejo

"Aquilo que a gente lembra

Sem o querer lembrar,

E inerte se desmembra..."

Fernando Pessoa

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Festa da Família

Image: Michel Godard

Natal 2006

Desejo a todos uma feliz festa da família.

Femané


terça-feira, dezembro 05, 2006

GLOBALIZAÇÃO


Portugal é o 24º país mais globalizado do mundo, num ranking liderado por Singapura, revela um estudo realizado pela A.T. Kearney em conjunto com a revista Foreign Policy.
O ranking é feito com base na avaliação de quatro categorias - integração económica, relações interpessoais, tecnologia e compromissos políticos - e o estudo incidiu sobre 62 países, responsáveis por 96% do PIB mundial e 85% da população do planeta.
"Portugal ocupa a 24ª posição graças em particular à boa pontuação obtida nas categorias de integração económica e relações políticas internacionais", refere a nota sobre o estudo divulgada hoje.
Na primeira posição do ranking está Singapura, seguido pela Suíça, Estados Unidos e Irlanda. Espanha surge na 25ª posição.



In: Rita Paz com Reuters

segunda-feira, dezembro 04, 2006

domingo, dezembro 03, 2006

Renovação e Milagre

Image: Kelly Barreto

Cai-me por terra esta folha
Que cor outra já tivera
E cresce-me a seiva noutra
E o renovar da Primavera


Femané

sábado, dezembro 02, 2006

Restauração da Independência


1 de Dezembro de 1640
Gosto de ser português!

Não gosto é do rumo que foi dado ao meu país. - Efectivamente, os compatriotas que deixaram Portugal chegar a este estado de coisas não souberam acautelar o futuro das gerações que lhe foram vindouras, como fizeram outros países depois de terem conquistado a sua Independência.

Portugal por vezes faz-me fantasiar… e ocorrem-me imagens de um sítio que parece ter sido muito mal frequentado, apesar da História ser inequívoca e mostrar-me quão grandes já foram neste Mundo…

Já fomos grandes, mas ao mesmo tempo, pequenos… pequenos de nós mesmos.

O que de bom fizemos ao longo da nossa história, para a nossa comunidade, foi sempre pautado por engenharias cranianas. No entanto, essas mesmas políticas acabaram, sempre, por dar cobertura a esquemas mais ou menos científicos para que fosse permitido encher os bolsos de alguns em prol do desprezo que é dado aos que pouco têm.

E esta regra continua em vigor, nos nossos dias.

Realmente…!!!

É mesmo preciso que alguma coisa mude!



Um beijo.