sábado, setembro 30, 2006

YOGA


Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

Fonte: http://www.yogasite.com.br/yogasite/yoga.htm

sexta-feira, setembro 29, 2006

BLUES

Image: Deep-Blues-by-kolongi

O Blues é um estilo musical vocal e instrumental que evoluiu dos espirituais, cânticos e canções de trabalho Afro-americanos e tem a sua raiz estilística na África Ocidental. O “blues” tem sido a maior influência da música popular ocidental, com expressão no ragtime, jazz, nas big bands, rhythm and blues, rock and roll e na música country, como também na música pop convencional e até na música clássica moderna. Fonte: Wikipédia

Nota:
Este post é especialmente dedicado ao autor do Blog “Total Guitar”. Vejam em
http://playmyguitar.blogspot.com/ e fiquem maravilhados com o excelente trabalho que por lá está a ser desenvolvido.

quinta-feira, setembro 28, 2006

desculpem por estar de costas

Image: Francisco Fonseca

Segurança Social - Governo e PSD de costas voltadas

O primeiro-ministro e o PSD divergiram, esta quarta-feira, totalmente sobre a reforma da Segurança Social, apresentando-se em desacordo no modelo e nos custos para as finanças públicas a médio prazo das duas soluções opostas que defendem.


quarta-feira, setembro 27, 2006

Espantoso

Image: David Sousa

"Empresa procura indivíduos para desempenhar funções de pedintes pelas ruas da cidade de Lisboa"

O anúncio publicado em vários jornais de 15.09.2006 pela "Misérias Ilimitadas, Lda." oferece "remuneração fixa de 300 euros mais comissões, na proporção do empenhamento do candidato", requer "boa apresentação" e nota que dará prioridade a quem tiver "experiência prévia". "Desde o meio-dia que não faço outra coisa senão atender o telefone. Uns insultam-me, outros querem mesmo ganhar dinheiro, outros fazem rábulas", contou a dona do contacto indicado nos jornais, Cláudia Maranho. O objectivo do anúncio foi, pois, conseguido.

Javier Núñez Gasco, responsável pela iniciativa, além de provocar, pretende mesmo contratar meia dúzia de pessoas para desempenharem o papel de pedintes, entre 21 e 30 de Setembro, na Bienal de Arte de Lisboa. "Quero chamar a atenção para as redes de exploração da mendicidade", explicou o artista espanhol ao JN. Para isso, vai instalar os pedintes na Baixa de Lisboa, seis horas por dia, com malas pretas onde se lê, a dourado, "Misérias Ilimitadas, Lda", e mensagens, em néon vermelho, de apelo à caridade.

In: Jornal de Notícias 16.09.2006


terça-feira, setembro 26, 2006

segunda-feira, setembro 25, 2006

Amigo

Image: Alex Leandrino
"Procura-se um amigo. Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir.Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo.
Deve guardar segredo sem se sacrificar. Não é preciso que seja de primeira-mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objectivo deve ser o de amigo.Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer. Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo.
Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância.Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim. Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive."
Vinicius de Moraes

domingo, setembro 24, 2006

para todos, Flores

Image: Salvador Dalí

sábado, setembro 23, 2006

Cores de Outono

Image: Jorge Adn Costa

sexta-feira, setembro 22, 2006

Conversa para surdos

Image: Mariano Jimenez

Compromisso Portugal no Beato.


«Ouvir o que têm para nos dizer alguns dos gestores de topo de Portugal acaba por ser mais um triste contributo para percebermos porque está o País como está. Como é vulgar, há muitos conselhos para os outros, pouco ou nenhum pensamento sobre o que cada um no seu lugar pode fazer por Portugal. »


Helena Garrido, DN 22-09


quinta-feira, setembro 21, 2006

Alzheimer

“Encoraje sempre o riso! O bom humor é a melhor maneira de contornar a confusão e o mal-entendido. Com o sorriso tudo pode ficar mais fácil. Evite levar preocupações e tristezas ao idoso. Deixá-lo frustrado não ajuda em nada, e poderá piorar seu estado geral.

Mostrando e tocando objectos, retratos e quadros, pode-se ajudar a "puxar" a memória e a melhorar a conversa. A música pode ser um excelente modo de comunicação, ajudando o idoso a recordar sentimentos, pessoas e situações mais antigas.”

In: www.alzheimer.med.br

Olha-te

Image: Sasha Dunaevski


Vê-te
Julga-te… depois

Depois… apenas depois
Olha-te… e diz-me

Depois, apenas depois

quarta-feira, setembro 20, 2006

anorexia


Espanha proíbe desfile de modelos esquelético na semana da moda em Madrid, e abre debate internacional sobre a anorexia.

“As restrições podem chocar o mundo da moda num primeiro momento, mas estou certa de que são uma medida importante, no que diz respeito à saúde", disse Leonor Perez Pita, directora da semana de moda de Madri, também conhecida como Pasarela Cibeles

terça-feira, setembro 19, 2006

diga…?!!!

Imege: Ilya Lis

"A esquerda é como torcida de futebol. As pessoas ficam cegas. Eu sou um simpatizante da esquerda por sede de harmonia, de dignidade e de Justiça. Mas vejo frequentemente que a esquerda é quem mais ameaça essas coisas que me levaram a me aproximar dela."


Caetano Veloso


segunda-feira, setembro 18, 2006

despropositado


No discurso proferido, o Papa citou Manuel II Paleólogo, imperador Bizantino, quando em conversa com um persa referiu que "Maomé trouxe ao mundo coisas más e desumanas, como o direito de defender pela espada a fé que ele persegue".

domingo, setembro 17, 2006

Subitamente

Image: Mehmet Ozgur

Vê como o verão
subitamente
se faz agua no teu peito,
e a noite se faz barco
e minha mão marinheiro.

Eugénio de Andrade


Referencias Femininas

"É DO FADO, É FADISTA"


"Como não faço parte dos lobbies, não ando sempre a aparecer"
Ana Moura

sábado, setembro 16, 2006

fidelidade

"A fidelidade, se não é espontânea, morre."
(Júlio Machado Vaz)

contraluz

Image: Andrey Porshnev

Irrompe do teu corpo iluminado
toda a luz de que o mundo sente falta
Não a que mais reluz. Só a mais alta
Só a que nos faz ver o outro lado

do bosque onde o Futuro e o Passado
defrontam o Presente que os assalta
num combate indeciso a que nem falta
o sabor de saber-se ilimitado

Irrompe assim a luz entre os extremos
da mesma renovada madrugada
E vibra a cada instante um novo grito

Com essa luz do grito é que nós vemos
que Passado e Futuro não são nada
apenas o presente é infinito

(David Mourão Ferreira)

sexta-feira, setembro 15, 2006

gente imunda

Image: aNa
Montreal - O autor dos disparos no colégio Dawson College, em Montreal, era um jovem de 25 anos amante de armas e da cultura gótica, cujo blog dizia que detestava a humanidade e que queria morrer "sob uma chuva de balas", destaca a imprensa canadense.”

in: Folha da Região

quinta-feira, setembro 14, 2006

Mel de Damas

Image: Karsten Skrabal

Amizade

Image: Valueva
“Um verdadeiro amigo é aquele que pega na tua mão e te toca o coração”
Gabriel Garcia Marquez

quarta-feira, setembro 13, 2006

festejar a VIDA

Image: Isabel Filipe

Comemoremos então!

Eu, comemorarei aqui, nestas “quatro paredes que me tolhem os passos que quero dar”

Tu aí, nesse vai e vem do teu dia a dia que são, por mera coincidência, também os meus.

Há dois anos (outra coincidência) tu e eu tínhamos também apenas quatro paredes em nosso redor. – As tuas, pintadas a cores que não se escolhem, as minhas, borradas de aguarelas que escorrem.

Mas eram quatro paredes!

Quatro paredes de desilusão, de cansaço e de podridão

Hoje tudo mudou…

Para que tudo continue na mesma

A podridão é outra, mas continua a ser podridão, cansaço e desilusão!

Está ali estampado. Não vês?!
Está claramente estampado numa das paredes-meias que nos une…
Aqueles olhares… estupidamente escondidos para aquilo que temos para lhes dar!

NÃO! Dissemos nós;

Não queremos percorrer a auto-estrada em contra mão!

E lá estão aqueles olhares escarrapachados e desconfiados outra vez, a escarnecer de mim e de ti como se nós não soubéssemos que não há auto-estrada entre estas quatro paredes.


Estúpidos!

Não sabem nada!!!

Nem se apercebem que o que queremos apenas é gritar à liberdade e festejar a VIDA.


Texto da minha autoria dedicado a uma grande Amiga.

Sequelas


P'ra mentira ser segura
e atingir profundidade,
tem que trazer à mistura
qualquer coisa de verdade.

António Aleixo

terça-feira, setembro 12, 2006

um presidente marxista

“No Chile da década de 60, Salvador Allende foi um revolucionário atípico: acreditava na via eleitoral da democracia representativa e na possibilidade de instaurar o socialismo dentro do sistema político vigente

(…)

Seu suicídio, no dia 11 de Setembro de 1973, no palácio presidencial La Moneda, não foi nem um ato desesperado nem um ato romântico procurando forçar uma entrada heróica na História.”

Fonte: LE MONDE diplomatique

Afeganistão


"Enganarmo-nos é o preço de pensarmos, a humanidade reina graças à ousadia dos seus erros."

Alain

segunda-feira, setembro 11, 2006

Sem culpa formada

Image: WTC

Tu, Sapateiro, Carteiro, Oculista, Cientista e Padeiro.
Tu, Taxista e Motorista que viste a pista duma nave que se despista
Tu e todos os outros que estavam contigo, mesmo antes de terem perecido

Tu, que ali ganhavas o pão… do teu dia,
Tu, que amavas o Mundo e o teu inimigo… que fingia.

Tu, homem inocente… Que mal fizeste Tu?!!!


domingo, setembro 10, 2006

palavras ocas


“Os terroristas detidos têm conhecimentos sobre a forma como as redes actuam. Para vencer a guerra ao terror teremos de deter, interrogar e, quando for apropriado, julgar terroristas capturados nos Estados Unidos e nos campos de batalha espalhados por todo o mundo.

(…)

Quero ser muito claro: os EUA não praticam a tortura. Esta vai contra as nossas leis e os nossos valores. Não autorizei (o recurso a esse método) e nunca o irei autorizar.”

George W. BushNova Iorque, 7.09.2006

sábado, setembro 09, 2006

Alexandre O'Neill


A uma luz perigosa como água
De sonho e assalto
Subindo ao teu corpo real
Recordo-te
E és a mesma
Ternura quase impossível
De suportar
Por isso fecho os olhos
(O amor faz-me recuperar incessantemente o poder da
provocação. É assim que te faço arder triunfalmente
onde e quando quero. Basta-me fechar os olhos)
Por isso fecho os olhos
E convido a noite para a minha cama
Convido-a a tornar-se tocante
Familiar concreta
Como um corpo decifrado de mulher
E sob a forma desejada
A noite deita-se comigo
E é a tua ausência
Nua nos meus braços
*
Experimento um grito
Contra o teu silêncio
Experimento um silêncio
Entro e saio
De mãos pálidas nos bolsos.

sexta-feira, setembro 08, 2006

adrenalina

Image: Luis Ramos

A adrenalina, ou epinefrina, é uma hormônio secretado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de "stress", as supra-renais secretam quantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.

Quando lançada na corrente sanguínea, devido a quaisquer condições do meio ambiente que ameacem a integridade física do corpo (fisicamente ou psicologicamente, medo), a adrenalina aumenta a frequência dos batimentos cardíacos (cronotrópica positiva) e o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue (hiperglicemiante), minimiza o fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal enquanto maximiza o tal fluxo para os músculos voluntários na perna e no braço e "queima" gordura contida nas células adiposas. Isto faz com que o corpo esteja preparado para uma reacção, como por exemplo reagir agressivamente ou fugir (to fight or to flight), por exemplo.


A palavra "adrenalina" foi criada pelo cientista que conseguiu isolar este hormônio pela primeira vez, o bioquímico japonês Jokichi Takamine, que formou o nome em questão tomando o nome dos rins, sobre o qual se situam as glândulas secretoras.

Utilizou então ´ad-´ (prefixo que indica proximidade), ´renalis´ (relativo aos rins) e o sufixo ´-ina´, que se aplica a algumas substâncias químicas.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

quinta-feira, setembro 07, 2006

AUSÊNCIA


Image: Behemoth

Num deserto sem água
Numa noite sem lua
Num país sem nome
Ou numa terra nua

Por maior que seja o desespero
Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.

Sophia de Mello Breyner Andresen

quarta-feira, setembro 06, 2006

PESSOA

Image: Alain Aslan

... Amar é a eterna inocência,

E a única inocência não pensar...

(Alberto Caeiro)

terça-feira, setembro 05, 2006

HOMENAGEM

FREDDY MERCURY
Vocalista e compositor

Líder de uma das maiores bandas de Rock/Pop do mundo (Grupo Queen), no início nos anos 70, Freddy até hoje é símbolo de Front man no palco. Possuía uma energia única onde assumia total controlo sobre as gigantescas plateias de seus shows. Até hoje as suas músicas emocionam gente do mundo inteiro.
Site: Toque Virtual

Referencias Femininas


SÓNIA MATIAS - 26 ANOS

Nascida e criada em Lisboa, comunicou ao pai, aos 13 anos de idade, que queria ser toureira. Confessa que a presença das câmaras de TV lhe provocam “mais nervoso”. Tem consciência, no entanto, “que a tourada resulta muito bem em televisão.”

segunda-feira, setembro 04, 2006

Mar

Image: José Lopes

Gosto do mar desesperado
a bramir e a lutar
E gosto de um barco ainda mais ousado
Sobre esta rebeldia a navegar.

Miguel Torga


domingo, setembro 03, 2006

sábado, setembro 02, 2006

Cosmologia III

Conclusão

Paul Davies termina sua obra Deus e a nova física observando que “Muito do que foi apresentado confirmará a opinião de que a ciência se opõe implacavelmente à religião. Seria estulto negar que muitas das ideias religiosas tradicionais sobre Deus, o homem e a natureza do universo, foram varridas pela nova física (...) A nova física tem alterado tantas noções do senso comum quanto ao espaço, ao tempo e à matéria que nenhum pensador religioso o pode ignorar (...) É minha convicção profunda de que só pela compreensão do mundo em todos os múltiplos aspectos - reducionista e holista, matemático e poético, através de forças, campos e partículas, bem como através do bem e do mal - viremos a entender-nos a nós próprios e a captar o sentido por detrás do universo, a nossa casa” .

Einstein num texto escrito em Setembro de 1937 diz o seguinte: “O nosso tempo é marcado por maravilhosas conquistas nos campos da compreensão científica e da aplicação técnica destas percepções. Quem não se sentiria animado com isto? Mas não nos esqueçamos de que o conhecimento e as habilidades sozinhos não podem levar a humanidade a uma vida feliz e digna. A humanidade tem todas as razões para colocar os proclamadores de altos padrões e valores morais acima dos descobridores da verdade objectiva. O que a humanidade deve a personalidades como Buda, Moisés e Jesus está, para mim, acima de todas as conquistas da mente inquiridora e construtiva. O que esses homens abençoados nos deram devemos guardar e tentar manter vivo, com todas as nossas forças, para que a humanidade não perca sua dignidade, a segurança de sua existência e sua alegria de viver

In www.airtonjo.com/cosmologia03.htm

sexta-feira, setembro 01, 2006

Cosmologia II


Como conseguiu o universo a sua organização?

Ora “um estado inicial caótico pode evoluir para um mais ordenado, desde que haja uma reserva de entropia negativa”. Em tempo, lembra-se que entropia é uma quantidade matemática inventada pelos físicos para quantificar a desordem; logo, a entropia negativa, gerada pela expansão do universo, explica como “a presente organização é compatível com um universo que começou acidentalmente num estado aleatório”.

Por que o universo tem as coisas e leis que tem?

A respeito destas duas questões, a resposta vem de uma teoria matemática que abrange toda a física numa única super lei. Assim, a física pode explicar o conteúdo, a origem e a organização do universo físico, mas não as leis (ou a super lei) da própria física. Tudo o que é necessário são as leis. O universo pode tomar conta de si próprio, mesmo da sua criação. Mas as leis têm de estar ali para começar, de modo que o universo possa vir à existência.

Tradicionalmente Deus é creditado como o inventor das leis da natureza e como criador das coisas (espaço-tempo, átomos, pessoas etc.) sobre as quais estas leis actuam.

Seria Deus um matemático? Já que não se pode conhecer as coisas deste mundo sem conhecer a matemática... A matemática é a poesia da lógica. A lógica é o único ramo da matemática que pode “pensar acerca de si”. Assim, toda a natureza poderia ser deduzida de uma inferência lógica, mais do que de provas empíricas. O universo poderia então constituir-se de uma consequência inevitável da necessidade lógica.

“Os cientistas têm cada vez mais consciência da ligação entre os processos físicos e a computação, e lhes parece produtivo pensar o mundo em termos de informática”, onde o universo seria o hardware e as leis matemáticas seriam o software.

Surge então a ideia de uma mente universal, existindo como parte do universo físico. Um Deus natural em vez de sobrenatural. Este “fazer parte” não significa ter uma “localização espacial”, como as nossas mentes também não a têm. Nem significa ser feito de átomos, do mesmo modo que as nossas mentes não o são, diferente do cérebro. O cérebro é o meio de expressão da mente humana. Analogamente o universo físico seria o meio de expressão da mente de um Deus natural. Neste contexto, Deus é o conceito holista supremo, talvez muitos níveis de descrição acima do da mente humana.
In www.airtonjo.com/cosmologia03.htm